3 erros que as pessoas cometem na hora da leitura

Olá pessoal, esse é o primeiro Post da parceria com o Blog Maragutanga.


Olá.

Há muitas formas de as pessoas gostarem de ler. Muitas sentem a necessidade de fugirem da realidade, outras gostam do poder da imaginação que a leitura propõe, outras gostam dos sentimentos que ela provoca. Todos amantes da leitura. Porém, existem alguns erros que as pessoas cometem na hora da leitura. No decorrer da minha experiencia como leitora, percebi que perceber alguns erros bobos, e corrigi-los, pode melhorar e muito na hora da leitura. Então vamos lá:

1- Não tente ler tão rápido o que sua leitura não permite.

Muitas vezes, eu escutava e lia nos blogs de colegas, que liam cerca de três ou mais livros por semana, e eu pensava, como? Tentei de diversas maneiras fazer isso também acontecer comigo. Comecei a ler constantemente, tentando correr o mais rápido possível. Sabe o que eu descobri? Eu não estava aproveitando o bastante da leitura, deixando frases para trás, e sem transmitir nenhum significado para mim. Com o tempo, percebi que para uma leitura mais rápida, sem deixar nada para trás, aproveitando-se o máximo do livro, é questão de experiencia. Quanto mais eu lia, eu percebi que mais rápido eu estava lendo, e que mais livros eu lia. Ou seja, não se desespere. Quanto mais você ler, mais rápido ira ler também.

2- Questione, estude, se aprofunde.

Ler um livro, não é só “ler um livro”. Como escritora, eu comecei a me envolver mais nas historias. Comecei a conversar com os personagens, tentei entende-los, e tentei me colocar em seu lugar. Comecei a observar os espaços, os lugares das historias, e como a autora coloca os sentimentos dos personagens no texto, ou descreve os ambientes. Com o tempo, entendi que os livros poderiam trazer muitas coisas boas para minha vida, coisas que talvez eu nunca um dia eu poderia vivenciar, mas que eu sabia como era, porque eu li  alguma coisa sobre em algum livro. Grifar as melhores citações, conhecer mais sobre a autora, e tentar fazer tudo isso que eu já disse, são coisas que muitas pessoas não fazem, e não sabem o tão valioso conhecimento estão perdendo.

3- Não torne a leitura, uma obrigação.

Se você tem um blog, um site de resenhas ou um canal literário, e sabe que ler, é uma pratica fundamental para seu trabalho existir, saiba que colocar os livros em plano obrigatório é um erro. Eu mesma, gosto de falar sobre livros no meu blog, mas muitas vezes eu tenho que estudar para o vestibular, e não posso passar muito tempo lendo. Por isso, criei outros assuntos relacionados para escrever no meu blog. Além disso, também tem os livros que se tornam chatos, ou que não te agradou, e varias vezes passa na nossa cabeça em desistir da leitura. Eu levo duas considerações neste caso. Eu digo, que se você ainda esta no começo do livro, não desista. Pois grande parte dos livros no começo não traz muitas expectativas, o que normalmente muda no decorrer da historia. Agora, se você leu quase na metade ou até isso, e percebe que não gostou,  que o livro não é do gênero que te agrada, ou que consiste em algumas coisas que acontece na historia que você não esta se sentindo muito bem para continuar, não continue, simplesmente. Isto não torna você uma boa ou pior leitora.


Bom, espero ter ajudado. Para finalizar, fica as palavras de Anne Frank: “As vezes você lê um livro, as vezes ele lê você.” Um Beijo ;*

Franciele Miloch {http://maragutanga.wordpress.com/}

 

2 comentários sobre “3 erros que as pessoas cometem na hora da leitura

Deixe um comentário

